quinta-feira, março 13, 2008

Lomografia

Na falecida União Soviética existia uma fabricante de câmeras chamada Lomo. Sua pequenas máquinas manuais eram baratas e, muitas vezes, apresentavam resultado inesperado.

As Lomos que chegaram funcionando aos dias de hoje foram redescobertas por aficcionados por fotografia que querem fugir da "perfeição plástica" das atuais câmeras digitais de 8,2 Mpx.

As fotografias tiradas com Lomos podem sair com alguma cor "estourada". Pode haver sobreposição. Sombras... Enfim, tudo o que não se espera de uma fotografia pode ocorrer dentro da Lomo, e é isto que torna a Lomografia tão divertida.

Todos esses "efeitos" também podem ser conseguidos de uma maneira mais "forçada", utilizando flashes coloridos, rebobinando o filme para bater por cima, exagerando na luz. Um mundo de possibilidades.

Entrei nessa como uma brincadeira. Comprei uma Lomo Smena Symbol (a mais baratinha, prima pobre da popular Lomo LC-A) e queimei meu primeiro filme.

Ficou um lixo. De 36 fotos, só 3 são apresentáveis. Mas achei divertido e já estou terminando o segundo filme (minha meta são 9 fotos apresentáveis... uma melhora de 200%).

Veremos, veremos.

Um comentário:

Blog F1 Grand Prix disse...

José Luís, obrigado pela visita ao meu Blog! Acredito que o setor com a melhor visão da pista seja o A, localizado na entrada da reta dos boxes. Além de assistir à largada, dá para ver a reta oposta e boa parte do "miolo". As arquibancadas cobertas são mais confortáveis, mas o preço é bem mais caro e você só vê os carros quando eles passam na sua frente. Não conheço o setor G, porém acho que a visão não é tão ruim assim. De qualquer maneira, se você quiser uma indicação minha, sugiro o setor A mesmo.

Grande abraço!

Gustavo Coelho